photo by PAULO GIL, Terceira - Açores, foto by Miguel Nóia

photo by PAULO GIL, Terceira - Açores, foto by Miguel Nóia
FAROL DAS CONTENDAS, photo by PAULO GIL

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Farol das Lages, ilha das Flores



Contava no plano de alumiamento de 1883 a construção de um farol na Ponta dos Ilhéus de Agua Quente, acabando por ser construído na Ponta das Lages (SE da ilha das Flores).  Este Farol tem a particularidade de ser uma grande ajuda à navegação para os navegantes que utilizam esta rota para a América (ida e volta), e a continuidade da ilha das Flores até ao porto da Horta.

Começou a funcionar a 10 de outubro de 1910, com um aparelho óptico de 2ª ordem - 700mm de distancia focal, a sua rotação era assegurada por um aparelho de relojoaria.

A 1938 trabalhava com a incandescência pelo vapor de petróleo, em 1956 foi electrificado com grupos electrogéneos, passando a fonte luminosa a ser uma lampada de 3000W/120V que lhe conferia um alcance de 29 milhas náuticas.

O Farol foi automatizado com energia da rede publica no ano de 1987, sendo a primeira noite que começou a funcionar a 13 de julho do mesmo ano.   

Em 2001 o Farol sofreu grandes obras de remodelação, já apresentava sinais evidentes de restauro. Na sequência destas grande intervenção a Direcção de Faróis o moderno sistema DF2000 - sistema de autómatos.

Altura: 16 mts,  Altitude: 90 mts,  Periodo: 28 seg.  Alcance: 26 mn

texto: Atlântico.Farois
revisão texto: João Soares

Agradecimento a João Soares pela cedência das excelentes imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário