No Plano Geral de Alumiamento de 1883 previa a construção na
Ponta do Carapacho de um Farol de 4ª ordem com um alcance de 19 milhas . A Comissão de
1902 tinha outra opinião; proponha um aparelho de 5ª ordem.
O Farol começou a funcionar no ano de 1956, um ano mais cedo
do que os seus “irmãos” Ponta Garça e Cintrão todos com projectos idênticos.
Equipado com uma óptica dióptrica – catadióptrica movida por
um motor a gás, a fonte luminosa era de incandescência de acetileno.
Inicialmente a luz era de cor vermelha com um alcance de 19 milhas , no ano de 1961
passou a luz branca e o alcance aumentou um milha, passando para 20 milhas .
Em 1978 foi instalado o sistema de válvula solar, e em 1987
foi electrificado á rede pública dando origem á substituição da óptica por uma
de 6ª ORDEM – 150distancia focal – passando a fonte luminosa a ser uma lâmpada
de halogéneo de 50W/12V.
No ano de 1995 foi montado o sistema APCL10 com lâmpadas de
50W/12V e um alcance de 15
milhas .
Este Farol é guarnecido por um Faroleiro.
(continua num próximo post)
foto: Manuel Bettencourt (2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário